Get Paid To Promote, Get Paid To Popup, Get Paid Display Banner -->

Friday, July 8, 2011

nestle hoax

Não se anime se você receber um e-mail prometendo uma cesta de novos produtos da Nestlé. A mensagem nada mais é do que um novo boato --também conhecido como "hoax" entre os viciados em internet-- que ganhou força na web esta semana.

O e-mail, assinado por Carlos Adolpho Veklischer, um suposto gerente de marketing da empresa no Brasil, sugere que a empresa precisa divulgar uma nova linha de produtos no país e diz que uma das estratégias adotadas para isso foi a divulgação via correio eletrônico.

Então, os internautas mais ingênuos são induzidos a encaminhar tal mensagem a 15 pessoas --com cópia para o e-mail ca.veklischer@nestle.com.br-- e em troca acreditam que receberão um "lindo kit com todas as novidades da linha Nestle 2003".

Esclarecendo

A Nestlé colocou em seu site um pop-up desmentindo o e-mail. Segundo a empresa, a dita mensagem não é de autoria da empresa e o autor da mensagem original, que se intitula gerente de marketing da Nestlé não faz e nunca fez parte do quadro de funcionários da companhia.

Da mesma forma, segundo a Nestlé, o e-mail indicado no texto não existe.

A multinacional encerra o comunicado dizendo que não tem por estratégia de divulgação o tipo de ação citada no e-mail que circula pela web.

Só mais um

O boato envolvendo o nome da Nestlé é apenas mais um dos diversos que circulam diariamente na internet.

Empresas como Ericsson, Skol e grandes instituições financeiras como Banco do Brasil e Bradesco já tiveram seus nomes envolvidos em boatos na internet.

Há também os boatos que sugerem a descoberta de um novo vírus e induzem os internautas a apagarem arquivos essenciais de seus computadores. Além das histórias assustadoras --e criativas--, que mencionam o roubo de rins, a transmissão do HIV por agulhas colocadas nas poltronas de cinemas, entre outras.

Dicas

Para evitar "pagar o mico" e repassar esses boatos a seus amigos, desconfie sempre dos e-mails que sugerem que você os encaminhe ao maior número de pessoas da sua lista de contatos, ou quando a "esmola for demais".

Outra sugestão é visitar os sites de empresas de produtos de segurança, como a McAfee, Sophos, Symantec, www.messagelabs.com etc, que normalmente têm uma seção dedicada à divulgação de hoax que circulam pela internet.

No comments:

Post a Comment